Reuniões sénior: acordando uma segunda chance no amor
Última atualização September 27, 2017
Divórcio, separação ou morte: eis os dramas e eventos pelos quais certas pessoas têm que passar em algum momento das suas vidas. O luto de uma relação é necessário antes que seja possível reconstruir a sua vida, só que são muitos os idosos que não consideram, sequer, essa possibilidade. Mesmo nos dias de hoje, encontrar o amor graças à multiplicação dos sites de encontros séniores parece completamente concebível: muitos solteiros concordam com a ideia da segunda oportunidade no amor e consegue encontrar o parceiro com quem parte na jornada rumo à construção do resto da sua vida emocional. Há apenas uma condição que se aplica: estar realmente preparado para tal.
Fazer a escolha de reconstruir sua vida amorosa
Caso seja após um longo período de solidão ou após o fim de um relacionamento, a ação para permitir uma segunda oportunidade no amor só depende de si mesmo. Não se permita dizer “é impossível”, até porque 15% dos usuários de sites de namoro têm mais de 45 anos! Os idosos têm investido, nos últimos anos, frequentando estes locais e, por isso mesmo, os sites dedicados às reuniões sénior têm proliferado na internet.
Nunca é tarde demais para refazer a sua vida amorosa e, provavelmente, e de fazer com que o futuro amoroso seja sugestível de ser bom. Cada um de nós merece encontrar amor e viver na serenidade, sem impor qualquer limite de idade. Para muitos idosos, é o passado que retarda todo este processo. Aventurar-se em um no seio de um site de namoro após a perda de seu marido ou da sua esposa soa-lhes como uma traição.
Ainda assim é importante que considere que o passado pertence ao mundo das memórias e que não deve usurpar o presente. Idosos solteiros também podem desenvolver habilidades para conhecer novas pessoas, sempre que se sentem prontos: a experiência das suas aventuras passadas muitas vezes permitem que estes consigam abordar um relacionamento sério até com mais maturidade e obter, por isso, uma maior taxa de sucesso.
Aprender com os seus erros
Quando surgir uma segunda chance no amor, é importante fazer a escolha de não repetir os erros do passado. Pode haver coisas das quais se arrepende e outras que não quer que se repitam. A sua experiência irá permitir que faça um balanço da sua vida amorosa e avançar a partir do que hoje sabe, daquilo que agora entende que realmente quer. às vezes parece que os idosos percebem que partilharam pouco com o ex (ou falecido) parceiro, e este é um elemento que, provavelmente, desejam alterar. Os estágios deste processo de reflexão são fundamentais para que possa começar a reconstruir a sua própria vida.
Mas, para que possa reconstruir a vida, não bastará a reflexão, será necessária, também, uma mudança de hábitos, aqueles que contribuíram fortemente para o fracasso da sua rotina. Por outro lado, ao empurrar os seus hábitos e ao transformá-los, irá criar algo necessariamente positivo: estar mais empenhado na escuta e menos voltado para a sua própria pessoa.
Escute e divirta-se
Ser aberto perante as outras pessoas é uma coisa, mas saber o que deseja para si é outra. Para os idosos que se envolvem nas aventuras do mundo do namoro online, tudo de novo implicará, também, saber fazer as perguntas certas: será que é isto que me faz verdadeiramente feliz? O que é a minha felicidade? Jules Renard disse que ele não mudaria nada no seu passado mas que, se o repetisse “abriria um pouco mais os seus olhos”.
Permita a si mesmo encontrar a maior sinceridade dos seus sentimentos. Se quer gastar todas as tardes na pesca ou viver uma reforma na Bretanha, este é o momento de o revelar ou nunca mais o fará (e faça-o para si mesmo, antes de tudo o resto!). O que virá a seguir irá, com toda a certeza, surpreendê-lo!