Como ter sucesso no primeiro encontro
Última atualização September 27, 2017
E aqui está o que desejava, conquistou finalmente o famoso primeiro encontro! Depois de muitas trocas (chat, sms, email, telefonemas) e dos seus vários esforços no sentido de quebrar o gelo, ele ou ela aceitou o seu convite para ir beber um copo. Está a sentir a pressão? Isso é natural. Um primeiro encontro não pode ser improvisado para seguir o modelo dos encontros online e transformá-los num relacionamento “real”: deve haver alguma preparação, ainda que mínima. Mas, repare que já conquistou um “sim”, o que significa que (já) causou uma boa primeira impressão junto do seu companheiro(a). O seu objetivo será, portanto, confirmar essa impressão e elevar o nível de interesse mútuo, para que no final a sua conquista possa dizer, no momento de voltar a casa “aquele (ou este) não é como os outros!”.
Confirme a primeira impressão
Como dissemos, o seu objetivo ao longo do primeiro encontro será justamente confirmar a primeira impressão (e não para esconder o que traz no seu interior). Mostre-lhe que compartilham muitas semelhanças, que carrega consigo tópicos de discussão que merecem que ela aprofunde para o conhecer. Em suma, não é por ter conquistado o primeiro encontro que pode assumir que ganhou a palma de ouro do sedutor. Na verdade, a verdadeira luta só começa realmente agora. Não tente consegui-la(o) a qualquer custo, desde o primeiro encontro ou certamente irá arrepender-se. Passear a pé, pegar na sua mão ou abraçá-la ociosamente: isto não é para todos (tenha um pouco paciência!).
Este primeiro encontro irá, acima de tudo, criar uma oportunidade para se descobrirem realmente. Para evitar qualquer desconforto, a melhor solução será sempre conversar sobre temas partilhados, que tenham em comum (e que talvez até já tenham surgido ao longo dos seus encontros online) e, assim, criar uma ligação: o seu universo respetivo, memórias, etc. Os vossos pontos comuns são o que vai permitir destacar a sua compatibilidade. Em princípio, por ora, já terá alguns temas de conversa em mente, então é a hora de avançar!
Olhe para seu interlocutor
Neste tipo de situação, há uma tendência a querer preencher os espaços em branco a qualquer custo, mesmo que isso signifique ter o monopólio da conversa. Quer esteja nervoso quer não, terá de se controlar no que diz respeito a este elemento uma vez que ele pode, rapidamente, tornar-se frustrante para seu interlocutor. Tenha preferência pelas perguntas (abertas) e tente saltar sobre as respostas. Preocupe-se em demonstrar o seu interesse para com a outra parte, o seu interesse no envolvimento e, acima de tudo, ouça-a(o). Não finja e mostre o seu envolvimento. Por outro lado, ao fazê-lo poderá estar a avançar depressa demais, mostrando-se desesperado para marcar pontos. Lembre-se de que não está ali para detalhar o seu CV nem para fazer uma longa lista sobre as suas habilidades, realizações e sucessos.
Envolver-se em temas sobre política, sociologia, sobre as suas profundas certezas e conhecimentos de expert ou sobre a sua opinião sobre as questões: eis algo que realmente deve ser evitado! Procure manter-se neutro e evite tópicos sensíveis. Isto não iria ajudá-lo! Por outro lado, isso impedi-lo-ia e ao seu convidado de se conhecerem melhor.
Envolva-se no prazer
O bom humor é comunicativo e até mesmo contagioso! Então, para pôr todas as chances do seu lado, tenha um pouco de dinamismo, de humor e provocação, estes são aspetos muito valorizados que podem desempenhar um papel positivo para o bom funcionamento do seu encontro.
Na verdade, sendo que não está a apostar sua vida ou sua carreira, pode relaxar e descontrair. Uma ou duas piadas para atenuar a atmosfera vão, certamente, fazer sorrir o seu parceiro. Humor é uma verdadeira arma de sedução… mas não abuse, especialmente se não for um humorista nato.
Cortesia e boas maneiras
Mesmo se julgar que não tem a alma de um cavalheiro, ainda poderá seguir algumas regras da história do decoro para mostrar que se trata de uma pessoa respeitável.
Os homens deverão, por isso, tomar a iniciativa de pagar a conta dos dois, o que não significa que deva fazê-lo de forma automática ou insistente. As meninas tendem a protestar (retoricamente) mas poderá justificar dizendo que o faz feliz e que ela poderá retribuir o favor da vez seguinte. No entanto, não insista a menos que queira que os seus comentários sejam aceites de má vontade (algumas mulheres não apreciam este galanteio e insistem, no sentido de exibir a sua independência).
As mulheres que se sentem confortáveis com estes actos irão aceitar com agrado pequenas atenções: que lhe segure a porta, que puxe a cadeira para ela se sentar, que lhe encha o copo quando estiver vazio, que a ajude a vestir o seu casaco, etc. Mais uma vez: procure não exagerar ou poderá fazer com que ela se sinta pouco à vontade.
Após o seu encontro
quem faça isto de forma automática, e há quem se esqueça, isto porque nos permitimos pensar que um pequeno sms uma hora depois do encontro não será grandemente importante, mas é! Mesmo se tem a convicção de que o encontro correu bem e o seu parceiro parece concordar, é sempre gratificante receber uma mensagem que reafirme o seu apreço. Esta é também uma forma indireta de insinuar que deseja um segundo encontro. Por exemplo: “Eu tive uma noite fabulosa, mal posso esperar para repetir.”
Meça bem as suas palavras, se não sentir a mesma dinâmica de motivação por parte de seu parceiro e aguarde a sua reação antes de avançar.
Se você não receber nenhuma resposta na semana seguinte ao primeiro encontro, poderá engolir o seu orgulho e dizer algo ou deixar a iniciativa para o seu companheiro num futuro encontro.